Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ressuscitou ao terceiro dia

Ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras”, diz Paulo (1Cor 15,4), que quer também ver nesta ressurreição, que ninguém esperava o cumprimento do que havia sido anunciado. A ressurreição e, de fato, importantíssima, porque foi o apogeu daquela serie de milagres com os quais nosso Senhor proveu ser o embaixador de uma Revelação divina. Depois, porque nos provou de uma vez para sempre que a nossa raça tinha triunfado sobre a morte. E, por ultimo, porque foi o modelo e o canal daquele ressurgir para uma vida nova que esta ao nosso alcance através dos sacramentos. Foi uma prova, uma esperança, um desafio.
            Que lugar ocupa a ressurreição de Cristo na nossa fé? A ressurreição de Jesus e a verdade culminante da nossa fe em Cristo e representa, com a cruz, uma parte essencial do Mistério Pascal. Se Jesus não ressuscitou, vã e a nossa fé! Toda a nossa fe se baseia não na ausência de um cadáver, mas sobre o testemunho dos Seus discípulos. Se Jesus ressuscitou, significa que ele era de verdade Aquele que pretendia ser. Se o Pai O ressuscitou dos mortos, significa que suas palavras não são somente palavras de um homem sábio e bom, aniquilado pelo poder corrupto, como aconteceu com tantas outras personalidades de valor. Se Jesus ressuscitou, a morte foi dizimada.
            Jesus verdadeiramente ressuscitou e muitos são os sinais que o testemunham, como lembram São Lucas nos Atos dos Apóstolos e São Paulos nas suas cartas. A ressurreição. Tais sinais vão além do sinal essencial constituído pelo tumulo vazio. A ressurreição de Jesus e atestada pelas mulheres que foram as primeiras a encontrar Jesus e o anunciaram aos Apóstolos. A seguir, Jesus “apareceu a Cefas (Pedro), e depois aos Doze. Seguidamente, apareceu a mais de 500 irmãos de uma só vez” (1Cor 15,5-6). Os Apóstolos não teriam podido inventar a ressurreição, uma vez que esta lhes parecia impossível: de fato, Jesus repreendeu-os pela sua incredulidade.

            A ressurreição de Jesus desencadeou muitas perseguições e acusações, ate mesmo a de que os Apóstolos “fundaram” uma nova religião. Numa nação que esperava um Messias vitorioso e combatente, seria inadequada a pregação de um Messias humilde e derrotado, e de que maneira: crucificado! Os Apóstolos não possuíam tanta habilidade para inventar uma historia tão impopular. Muitos, ate hoje, fazem de tudo para negar a veracidade da ressurreição, entretanto, a solução mais simples e provavelmente a mais verdadeira: Jesus realmente ressuscitou!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário