Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

Creio na comunhão dos Santos

Irmãos, o artigo desta edição completa, sem dúvida nenhuma, o artigo anterior “Creio (na) Igreja Católica”, pois a Igreja é a Comunhão dos Santos. A expressão designa, em primeiro lugar, as “coisas santas”, sobretudo a Eucaristia, em redor da qual a Igreja se reúne para sua salvação e para a sua missão católica. Mas precisamente por isso, a consequência imediata foi a passagem para a “comunidade das pessoas santas”. A partir daí, lançamos um olhar sobre o mistério insondável: “porque Jesus “morreu por todos”, ninguém pode doravante viver e morrer para si só” (2Cor 5,14s); mas numa renúncia de cada um a si mesmo por amor, o que há de bom pertence a todos. Daí resulta um intercâmbio entre todos os membros do corpo eclesial de Cristo.
Que nos garante tudo isso é o batismo. Vemos na escritura que “desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos!” (1Jo 3,2a). Isso significa que o Batismo não é uma experiência isolada e momentânea, mas ela se projeta para a vida toda do batizado, inclusive na vida eterna.
O chamado para partilhar da comunhão e da amizade com Deus é o fundamento para uma vida de santidade, sendo o próprio Cristo autor e operador da santidade. Para tanto, somos, a partir do Batismo, incorporados em Cristo e no seu Corpo, a Igreja: “De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e, no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos foram batizados num só Espírito para sermos um só corpo” (1Cor 12,12-13). É exatamente isto que professamos ao rezar o Creio e dizermos “creio na comunhão dos santos”.
Comunhão dos santos é a união de Jesus Cristo, cabeça da Igreja, com todos os seus membros e, por sua vez, entre esses mesmos membros. Por esta comunhão os méritos de Cristo e de todos os santos que nos precederam na terra ajudam-nos na missão que o próprio Senhor nos pede para realizar na Igreja.

Resumindo: essa união entre os membros do Corpo de Místico de Cristo se dá por uma comunhão de fé, de preces, da vida sacramental e dos carismas. Essa realidade eclesiológica ultrapassa o tempo e o espaço, tanto que a morte não interrompe a comunhão existente entre os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário