Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

Creio (na) Santa Igreja Católica

Conforme nos diz a Constituição Dogmática “Lumen Gentium” sobre a Igreja do Concílio Vaticano II, é preciso anunciar o Evangelho aos homens e iluminá-los com a claridade de Cristo que resplandece na face da Igreja (cf. LG 1). Com isso, vemos que este artigo sobre a Igreja depende dos artigos referentes a Jesus e, igualmente, depende do artigo anterior que se refere ao Espírito Santo, pois a Igreja é o lugar onde floresce o Espírito.
            Crer que a Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica é inseparável da fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Dessa forma, seria mais correto professarmos em nosso Credo que cremos em uma Igreja Santa, dizendo “creio a Igreja” (em latim: Credo Ecclesiam) e não “Creio na Igreja” (Credo in Ecclesiam) como fazemos habitualmente, para não confundirmos Deus com suas obras e para atribuir claramente à bondade de Deus todos os dons que ele pôs em sua Igreja. Em outras palavras, reconhecemos, na fé neste Deus, o que Ele se dignou a fazer por nós.
            A Igreja (do grego ekklésia que significa convocação) é o primeiro dom de Deus. É pressuposto que ela existe e é conhecida; o crente individual que diz “eu creio”, fá-lo no interior de uma comunidade. É a imagem o Israel de Deus, povo santo e sacerdotal, cuja a flor mais formosa tornou-se a Mãe do Salvador; este deu esta mãe aos pés da Cruz como modelo ao seu novo “Israel de Deus” (cf. Gl 6,19). O Espírito em Pentecostes termina esta obra e concede aos membros da comunidade a capacidade de levar a cabo no mundo inteiro a ordem de missão do Filho. A Igreja, enraizada em Israel, elevada, através da Eucaristia do Filho, à dignidade de ser corporalmente sua esposa e tornada, pelo Espírito, capaz de uma resposta condigna, é sem dúvida um produto do Deus Uno e Trino que leva ao cumprimento a criação.
            Por isso, a Igreja é ao mesmo tempo visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. Ela é uma, formada de um elemento humano e um elemento divino. Somente a fé pode acolher este mistério que a torna Sacramento de Salvação no mundo presente e o instrumento da comunhão de Deus e dos homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário