Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

Creio no Espírito Santo

            Desde sempre o cristianismo acreditou no Espírito Santo e na sua divindade. Isso porque ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. É o Espírito que nos conduz e revela Jesus em nossos corações.
            Que o Espírito Santo é Deus é o que diz em latim a palavrinha “In” e em português “no” (Credo in Spiritum = Creio no Espírito), o que quer dizer: entrego-me na fé ao mistério santo e salvador do Espírito. A sua especificidade será a de atuar, segundo a liberdade divina, no interior do espírito livre do homem, abrindo as profundidades de Deus, que só ele sonda, à nossa limitação própria: “Recebemos o Espírito que vem de Deus, que nos faz conhecer as graças que por Ele nos foram concedidas!” (1Cor 2,12). A ele, que é o mais terno, o mais precioso em Deus, havemos de abrir-nos sem resistência, sem pretensões, sem endurecimentos, a fim de obter dele a iniciação ao mistério: Deus é Amor.
            O Espírito é, portanto, uma das Pessoas da Santíssima Trindade, “consubstancial ao Pai e ao Filho”. É a efusão do amor mútuo do Pai e do Filho, tão substancial que, pela sublime fecundidade do Seu amor, transmitem Sua mesma natureza e essência, sem Se privar delas.
            É o Espírito consolador, prometido por Jesus para ser nosso advogado. Existe um vínculo, eternamente indissolúvel, que o une ao Senhor ressuscitado: ele completa e atualiza a Sua obra. Assim, o Senhor age no hoje da Igreja, pelo Espírito Santo e no Espírito Santo.
            O Espírito possui dons, sete conforme nos ensina a sã doutrina. Esses dons acompanham a infusão da graça e se manifestam como qualidades e ornamentos da própria graça. Recebemos no batismo e são confirmados na Crisma. Mas a qualquer momento, Deus envia a seus filhos um fortalecimento dos dons para que possam executar determinada tarefa ou exercer um ministério. São dons: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

            Em suma, o Espírito é o amor eterno, que procede do Pai e do Verbo Divino, e que faz surgir nas criaturas humanas (a favor delas e sem que elas notem) uma resposta de amor ao Amor Divino que as criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário